Comparativo de Mercado
Ao lado os comentário sobre cada item
CMS é a sigla abreviada para Content Management System (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).
Existem vários CMS’s no mercado, WordPress, Drupal e Joomla são exemplos de CMS’s Globais mais utilizados no mundo, mas como você pode ver nesta página o WordPress é o que mais tem se destacado e crescido nos últimos anos.
Existem também os CMS’s Proprietários que são desenvolvidos e mantidos por empresas privadas que detêm todo conhecimento sobre a plataforma.
Os CMS’s Globais como o WordPress possuem o código livre, o que isso significa?
Significa que se o possuidor do site tiver conhecimentos em programação, ele poderá customizar a plataforma como desejar, pois o acesso ao código-fonte do site é liberado.
Além disto os CMS’s Globais possuem uma documentação extensa de livre acesso para aprendizado e conta com comunidades especializadas na evolução da plataforma, o que facilita muita a globalização da plataforma e a formação de profissionais qualificados trabalhando em um mesmo padrão.
As plataformas proprietárias não possuem código livre e o conhecimento sobre a plataforma é detido exclusivamente pela empresa desenvolvedora.
Devido ao padrão de desenvolvimento, com os CMS’s Globais é possível sim dar continuidade ao seu projeto sem precisar ter a dor de cabeça de começar um projeto do zero.
Quando se trata de plataforma proprietárias isto é mais complicado, pois existem dois formatos:
- Empresa proprietária não libera o código-fonte retendo o site no cancelamento e fazendo com que o cliente perca seu projeto;
- Empresa proprietária libera o código-fonte para o cliente, mas ao procurar um novo fornecedor para fazer uma atualização ou manutenção, encontra muita dificuldade em achar alguém disposto a continuar.
A inviabilidade acontece pois a nova empresa deve aprender a trabalhar com um sistema desenvolvido por outra, em padrões de códigos diferentes que muitas vezes não possui nem a documentação básica.
Estes fatores unidos quando não inviabilizam o projeto, causam aumento significativo de custo mesmo em coisas simples e perca de qualidade.
Quando se trata de plataformas proprietárias, a resposta que mais vai encontrar é: “Não trabalhamos com plataformas de outras empresas” ou “Fica mais barato e rápido fazer um novo!”.
Por isso nosso conselho: Sempre que possível dê prioridade as CMS’s Globais e não fique preso a ninguém. (De preferência use o Wordpress ;)
Você ficará conosco se tivermos prestando um bom serviço e você estiver satisfeito, não ficará preso por culpa de tecnologia!
Mais uma dica: É muito importante verificar o portfólio da empresa que está querendo contratar e ver se eles são realmente especialistas naquele CMS Global.
Se eu cancelar?
Você estará livre neste mundão lindo para achar novos fornecedores para continuar seu projeto! (Mas não se esqueça da dica do tópico anterior)
Conosco, se você cancelar, você recebe o código-fonte e todos os arquivos referentes ao seu site.
Se não perder o site no cancelamento, vai suar muito a camisa para achar alguém para dar continuidade. Muito provável que começará do zero jogando tempo e dinheiro já investido fora.
Hospedagem, suporte e evolução constante já inclusa?
A FAC como provedora de soluções online, se vê na responsabilidade de cuidar de todas os processos que envolvem seu site na internet.
Por isto possuímos nosso próprio servidor otimizado para WordPress e gerenciado por especialistas para obter boa performance, segurança e escalabilidade.
Precisa fazer alguma alteração mas esqueceu como?
Sem problema nenhum, com nossos serviços de suporte você terá a disposição um time de atendimento especializado em WordPress e metodologias ágeis para ter auxiliar na tarefa.
Dependendo do CMS’s Globais você terá direito a atualizações gratuitas constantemente que trazem atualizações de performance, segurança e até novas funcionalidades.
O Wordpress dentre todas as plataformas é que mais se destaca no quesito evolução, devido a sua Fantástica Comunidade Mundial de Desenvolvedores e ótimo padrão de desenvolvimento ele é o CMS que mais recebe atualizações e evolui mais rápido.
Com Plataformas Proprietárias, a evolução depende apenas da empresa desenvolvedora o que torna o processo de atualização técnico da plataforma mais lento, trabalhoso e muitas vezes caro.